Rotina do Sono do Bebê – Semana 1

Rotina do Sono do Bebê – Semana 1

Luna nunca dormiu bem! Dorme tarde e acorda durante a madrugada! Já contei AQUI e AQUI alguns episódios da minha luta para fazer com que ela durma bem, mas não obtive sucesso. Já fiz de tudo para criar uma rotina do sono, mas acabei desistindo quando ouvi a pediatra dizer que isso de não dormir cedo pode ser uma característica da criança, ela me explicou: “Tem crianças que não precisam de longas horas de sono. Se ela acorda disposta e está se desenvolvendo bem, não há com o que se preocupar!” O difícil é uma mãe “não se preocupar” e eu continuei preocupada, mas relaxei um pouco, confesso.

Sabemos que tanto o desenvolvimento intelectual, quanto o desenvolvimento físico dependem de boas horas de sono diárias! Veja aqui uma tabela com o tempo ideal para cada fase da criança:

Idade Média de  horas de sono Características do sono
 Recém-nascidos (0 a 30 dias de vida)  16 a 20 horas  Ciclos de sono com 1 a 4 horas de duração, intercalados por período de vigília de 1 a 2 horas, independente de ser noite ou dia.
 Lactentes
(1 a 12 meses)
 14 a 15 horas (em torno do 4º mês de vida) e 13 a 14 horas (em torno do 6º mês de vida)  Entre 6 semanas e 3 meses começa a ocorrer diferenciação dos ciclos de sono diurnos e noturnos, que ficam mais longos. Após os 6 meses, observa-se sestas diurnas (em torno de duas por dia) que podem durar de 2 a 4 horas.
 1 a 3 anos  12 horas  Sono noturno consolidado e uma sesta por dia (1,5 a 3,5 horas).
 3 a 6 anos  11 a 12 horas  Redução das sestas. Em torno de 4 a 5 anos não ocorrem mais sestas diurnas.
 6 a 12 anos  10 a 11 horas  Observa-se diferença em relação à duração do sono noturno em dias de semana e fins de semana.
 Adolescentes (> 12 anos)  Ideal = 9 horas
Real = 7 horas
 Esquema de horários irregular, atraso do sono.

*Tabela disponível em : http://www.conversandocomopediatra.com.br/

A verdade é que Luna* está longe do ideal e isso voltou a ser uma preocupação na minha vida, porque além de mãe, sou pedagoga e as leituras que ando fazendo, ultimamente, tratam dessa questão: a importância do sono na vida escolar da criança.

Mas essa não foi a questão principal que me motivou a criar essa nova rotina do sono para a Luna. O que me incentivou mesmo  foi o tempo que passei hospedada na casa da minha amiga, blogueira do Entre Fraldas e Livros, a Tatiana Passagem. Seus filhos, tanto o menino de 9 anos, quanto a menina de 3 anos, dormem no mesmo horário todos os dias e cada um no seu quarto. Ela me explicou que isso é importante tanto para as crianças, porque acordam mais dispostas, tanto para ela e o marido, que podem desfrutar o fim do dia juntos, num momento só deles! E isso é importante, né?

Depois dessa conversa, me senti fortemente motivada a iniciar uma rotina do sono aqui em casa. Para que o começo fosse tranquilo, tanto pra mim quanto pra Luna, decidi que começaria com um horário pouco radical, já que considero o ideal dormir a partir das 20 horas! Dessa forma, pouco antes das 21 horas, Luna toma seu último banho do dia, toma um copo de leite morno, escova os dentes e se dirige para o quarto. Ela vai sem que eu precise levá-la, mas vai sempre protestado.

Chorou uns dias, questionou algumas vezes “mas você não vai dormir, porque tenho que ir?”, pediu para que eu ficasse na cama dela a noite toda, enfim, não foi fácil! Mas sinceramente, foi mais fácil do que eu imaginava! Por exemplo, não acreditei que ela iria sozinha para seu quarto ou que ficaria na cama sem querer levantar toda hora! Ela deita, às vezes chorando ou reclamando, mas não levanta e nem sai do quarto! Já acho isso um ponto positivo!

Enquanto estamos indo pro quarto, explico que ela precisa dormir, que isso é importante, que as crianças que dormem cedo ficam mais dispostas pra brincar… explico tudo isso com um tom de voz carinhoso, não fico fazendo sermão. Ela escolhe um livro e o combinado é que se a história for muito grande conto uma parte no dia, depois a outra no dia seguinte e assim por diante, porque criança é esperta, né? E se ela escolhe um livro bem grande pra adiar a hora de dormir?Vai saber… rsrsrs

Geralmente, ela demora uns 20 minutos para pegar no sono, ainda não dorme a noite toda e nos dois últimos dias dessa primeira semana da rotina, por volta das 4 horas da madrugada, ela foi pro meu quarto e maridão só percebeu quando acordou!

O que eu e meu marido temos feito para motivá-la é elogiar o fato dela dormir cedo e na cama dela a noite toda! Também nos revesamos no processo, mas essa semana acabei fazendo a rotina mais vezes que ele. Ainda estamos caminhando, mas dessa vez não vou desistir! A verdade é que às vezes o cansaço me tenta a desistir do processo, porque embora 20 ou 30  minutos pareça pouco em determinadas situações, quando se está tentando fazer uma criança pegar no sono, esse mesmo tempo parece uma eternidade!

Ainda não dei a “batalha” como vencida. Tem algumas metas que pretendo realizar até o meio do ano (dei um prazo longo para me surpreender e ficar feliz caso aconteça antes): 1- quero que ela durma sem precisar que eu fique ao lado dela, tentando fazê-la dormir; 2- quero que ela durma às 20 horas; 3- quero que ela durma a noite toda. Vou deixar essa rotina completar um mês e ir prosseguindo de acordo com o que acho mais importante. Acredito que ir avançando aos poucos seja mais fácil do que tentar uma grande mudança de uma só vez.

Embora essa rotina esteja entrando na segunda semana, já estou comemorando o grande sucesso da primeira! Afinal, fazer uma criança que dormia depois de meia noite dormir às 21 horas é motivo pra dar uma festa no castelo, concorda? Quando postei sobre isso no meu Facebook, logo no início da rotina, algumas pessoas perguntaram qual era o segredo. Acho que não tem segredo, o importante é persistir, porque não é fácil, nem pra você e nem pra criança, mas com o tempo você vai ver que valeu a pena! Espero que esse relato ajude de alguma forma, tanto quem está iniciando uma rotina ou quem está no meio de uma. E você, ainda luta pra fazer a cria dormir ou já venceu essa batalha? Deixe nos comentários uma dica!

Para quem quer ler mais sobre o tema, vou deixar algumas dicas de textos que li:

Esse texto da Revista Crescer é bem esclarecedor e mostra dados de um recente estudo sobre a importância da criança dormir bem. Leia AQUI.

Esse artigo da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento aborda questões importantes sobre os hábitos do sono das crianças. Leia AQUI.


Comments are closed.